Dicas do nutricionista para começar bem o dia
- nutrilifepa
- 20 de dez. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 21 de dez. de 2018

O café da manhã, que é a primeira refeição do dia, também é considerada a mais importante. Isto porque o organismo passa pelo menos 8 horas sem alimentos, e nesse período o corpo entra em estágio de catabolismo, ou seja, começa a consumir seus nutrientes. Por isso, um bom café da manhã irá repô-los e fornecer a energia necessária para iniciar o dia.
Algumas pessoas não sentem fome de manhã e pulam esta refeição. Porém, quem faz isso pode estar correndo o risco de ter um rompante de fome algumas horas depois e acabar comendo o que vier frente, como alimentos calóricos, gordurosos e de acesso rápido, por exemplo: biscoitos, salgados, refrigerantes, sucos industrializados, pães doces, entre outros.
“Estudos já comprovam que pessoas que não realizam o café da manhã tendem a comer mais ‘besteiras’ no final do dia para compensar o estresse. A falta da primeira refeição interfere no controle da controle da ansiedade e compulsão alimentar”. Além disso, ficar sem café da manhã traz como consequência mau humor, cansaço, dificuldade de concentração, sonolência e até desmaio.
Refeições completa, mas leve.
Como nutricionista, sugiro que um café da manhã saudável deva conter
proteínas e cálcio, que podem ser encontrado no leite, iogurte e queijo; alimentos integrais como pães, biscoitos e torradas, ricos em fibras e que aumentam a sensação de saciedade; além de sementes como linhaça, chia e por fim, aveia, granola, frutas ou sucos..
Para quem malha logo cedo, a refeição deve ser completa, mas leve, para evitar a quebra de tecido muscular durante o treino e os sintomas de hipoglicemia (falta de energia). Por isso é importante realizarmos boas refeições durante o dia inteiro, inclusive na última refeição do dia. Desta forma, é possível manter os nossos estoques de nutrientes bem reforçados.
Sugestões de cardápios .
Confira abaixo algumas sugestões para o café da manhã equilibrado:
Cardápio 1: um pote de iogurte, salada de frutas e 2 col. (sopa) de granola sem açúcar.
Cardápio 2: chá de hortelã (sem adoçar), quatro torradas integrais, duas fatias de queijo branco e 1 fruta.
Cardápio 3: omelete (1 ovo e 2 claras com recheio variado) + chá gelado.
Cardápio 4: tapioca com recheio de pasta de frango + 1 fruta + 1 copo de café com leite.
Para quem gosta de malhar de manhã, o nutricionista montou três sugestões de café da manhã super saudáveis. O ideal é fazer lanches de 30 a 40 minutos antes do treino e depois dos exercícios não deve ultrapassar 1 hora sem comer.
Cardápio 1: uma banana amassada com aveia e canela.
Cardápio 2: shake de leite com whey protein e 1 fruta.
Cardápio 3: torrada integral, geleia sem açúcar e chá gelado sem adoçar.
Kommentarer