GUIA de ESPECIARIAS e ERVAS AROMÁTICAS
- nutrilifepa
- 22 de mai. de 2019
- 3 min de leitura

As especiarias são condimentos usados na culinária para proporcionar sabores diferentes nas comidas. Na época das Grandes Navegações e Descobrimentos Marítimos, as especiarias eram muito valorizadas na Europa, pelo simples fato de não poderem ser cultivadas neste continente em função do clima. Manter as especiarias em grãos é sempre a melhor opção, pois conserva mais o sabor e o aroma. O ideal é sempre tritura-las na hora da preparação do alimento. Também é preciso usar esses condimentos com moderação. Devido seu forte sabor, quando em excesso, eles dominam o paladar.
As ervas aromáticas também conferem sabor aos pratos e são utilizadas desde os tempos mais remotos. São plantas que se destacam pelos ingredientes ativos e são classificadas entre aromáticas e medicinais. Porém, muitas ervas medicinais têm uso na cozinha por conta dos óleos essenciais que são digestivos e dão sabor ao alimento. Também se faz distinção entre ervas secas ou desidratadas e ervas frescas. Durante o processo da secagem uma parte dos óleos essenciais evapora, diminuindo assim seu aroma.
Logo abaixo veremos uma lista de ervas e especiarias que são capazes de elevar o nível das suas preparações na cozinha:

Açafrão: famoso por ser um dos ingredientes da Paella. O açafrão é o pistilo da planta, por isso é colhido a noite antes que as abelhas ou passarinhos o levem embora.

Alecrim: o sabor de suas folhas é fortemente aromático, picante canforáceo, com um perfume doce e fresco. Pode ser utilizado em carnes vermelhas e aves, além de cabritos, carneiro, vitela, sopas, batatas e molhos a base de leite. Quando colocado sobre a brasa churrasqueira perfuma a carne.

Anis Estrelado: fruta que possui a forma de uma estrela, e possui um aroma forte e um pouco amargo. Usado para aromatizar pratos e bebidas.

Cardamomo: fruto ou semente da família do gengibre muito usado em sopas, fígado, porco, e para aromatizar bebidas, caldos e molhos.

Coentro: as folhas de coentro tem semelhança com as de salsa e são usadas como condimento em refogados peixes mariscos camarões sopas e saladas. Também é muito utilizada em pratos típicos da culinária mexicana. O coentro em pó e obtido dos grãos moídos. Pode ser utilizado na culinária preparações de carnes vermelhas aves sopas pães doces assados tortas e pastéis.

Cominho: semente marrom, com gosto forte e único, muito usada em molhos de carne, peixe, legumes, queijo e carnes.

Cúrcuma: é a raiz da planta da família do gengibre, e possui coloração forte amarela. É conhecida também como açafrão da terra.

Curry: é uma mistura de vários condimentos, inclusive a cúrcuma. Muito usado carnes, aves, peixes, molhos e arroz.

Hortelã: possui cerca de 25 espécies, pouco diferentes entre si, todas com sabor característico e aroma refrescante muito apreciado. Conferem sabor característico as hortaliças cozidas e dão um toque especial nas saladas, sucos de fruta e caldos doces.

Louro: folha bastante aromática, com rosto marcante, e por isso precisa ser usada com cautela. Ideal para usar no feijão, em molhos, assados e ensopados. Deve ser guardado em recipiente fechado para que seus óleos aromáticos não evaporem.

Manjericão: seu sabor é inimitável, quente e balsâmico, com aroma forte e doce. Na culinária é usado de preferência fresco e deve ser colocado no último momento antes de se consumir o alimento. Combina bem com tomates (saladas ou molhos) e pizzas. Utiliza-se também em molhos a base de leite e sanduíches.

Noz Moscada: pode ser encontrada em semente ou em pó. Possui um gosto marcante e bastante aromático. Ideal para doces, sobremesas, bolos e até mesmo em carne.

Orégano: tempero típico de pizzas, molho de tomate, vinagrete e molho para salada. Também usado em carnes, ensopados, peixe ao forno, sopa e molhos a base de leite. Pode ser utilizado para temperar queijos. Estudos recentes indicam que esta era possui alta atividade antioxidante.

Páprica: é o pó extraído do pimentão vermelho doce. Possui a característica de fornecer cor e sabor.

Sálvia: folha de sabor forte e único, muito usado em carnes e molhos.

Tomilho: erva muito usada atualmente e que confere um sabor marcante à comida. Ideal para molhos, carnes, peixes e aves. Combina muito bem com carne de porco, tomate beterraba cenoura cebola ovos e queijos.
Comments